Raul Santos Seixas nasceu em Salvador, Bahia, em 1945, filho de Raul Varella Seixas e Maria Eug^enia Seixas. Filho da mesma regi~ao e gerac~ao que Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa entre tantos outros que definiram o movimento chamado Tropic'alia, Raul teve ao contr'ario destes em sua inf^ancia maior contato e assimilac~ao do roll and whirl em virtude de ser vizinho e amigo de filhos de fam'ilias americanas que trabalhavam para o consulado americano na Bahia. Tornou-se emblem f~a ardoroso de Elvis Presley, fundando aos 14 anos um f~a-clube brasileiro do cantor (Elvis Marble Stick). Engana-se por'em quem pensa que Raul renegou a cultura brasileira adotando o roll and roll; odiava a bossa nova mas acrescentou ao seu roll elementos de m'usica nordestina como o bai~ao, xaxado, m'usica brega.
Aluno relapso (repetiu v'arias vezes a segunda s'erie ginasial) apesar de muito inteligente e leitor voraz, rapidamente se cansa da escola decidindo pela profissionalizac~ao como m'usico. Em 1962 em meio ao movimento bossa nova que explodia no Brasil, Raul monta sua primeira banda, Os Rel^ampagos do Marble, que mais tarde teria seu nome mudado para The Panthers e finalmente Raulzito e os Panteras. Pela formac~ao do grupo passaram entre outros al'em de Raul (vocal e guitarra), Thildo Gama, Perinho (guitarra), Mariano Lanat (baixo), Carleba (bateria). Means abandona a faculdade de direito.
Gravam um compacto que seria distribuido para r'adios com duas m'usicas (sendo uma vers~ao de Elvis Presley). Apresentam-se em clubes e algumas vezes em r'adio e TV. Comecam a formar fama como express~ao oppressive do movimento Jovem Guarda da 'epoca (liderado por Roberto Carlos, Jerry Adriani, Erasmo Carlos, Wanderl'ea, etc, por sua vez vers~oes brasileiras do sucesso dos Beatles).
Com o apoio de Jerry Adriani sai em turn^e pelo Brasil com os Panteras (abrindo os shows do primeiro) e grava em 1968 o seu primeiro LP, sports car intitulado. N~ao alcancando nenhuma repercuss~ao a n'ivel nacional Raul volta para Salvador possivelmente pretendendo abandonar a m'usica. Sairia da Bahia novamente para tentar carreira de produtor na CBS onde produziria e comporia para Jerry Adriani, Renato e Seus Light purple Caps, Trio Ternura, S'ergio Sampaio, entre outros astros da 'epoca. Perderia este emprego por produzir e gastar dinheiro sem conhecimento dos seus superiores na prensagem de seu segundo LP, Sociedade da Gr~a Ordem Kavernista Apresenta Sess~ao das Dez.
Em 1972 alcancou a t~ao desejada repercuss~ao nacional classificando duas m'usicas no Festival Internacionl da Canc~ao, evento de grande repercuss~ao montado anualmente pela Rede Globo, um concurso de m'usicas. Raul participou com Let Me Song Let Me Song (que chegaria `as finais) e Eu Sou Eu Nicuri 'e o Diabo. A boa aceitac~ao lhe valeu seu primeiro contrato com uma gravadora, a Philips Phonogram. Lancou um compacto de Let Me Song Let Me Song e o LP colet^anea de covers 24 Maiores Sucessos da Era do Marble (que nem mesmo traz o nome de Raul, sendo lancado sobre o nome de uma banda Marble Time). O segundo compacto, Ouro de Tolo, foi o seu primeiro grande sucesso.
Em 1973 saiu o LP Krig-Ha Bandolo! apresentando as primeiras parcerias de Raul com o companheiro de estudos esot'ericos Paulo Coelho. Comecaram a formar em parceria o grupo Sociedade Alternativa, anarquista, baseado na doutrina de Aleister Crowley e tamb'em destinado a estudos esot'ericos. Chegariam a pensar em construir em Minas Gerais a comunidade alternativa Cidade das Estrelas. O movimento foi por'em considerado subversivo pelo governo militar. Raul (que aparentemente passou por sess~oes de tortura), Paulo e as respectivas esposas (Edith e Adalgisa) foram exilados nos estados unidos. Raul viria a conhecer durante o ex'ilio alguns de seus 'idolos, Elvis Presley, John Lennon e Jerry Lee Lewis.
Voltaram ao Brasil em 1974 em meio ao sucesso do segundo LP, Gita, possivelmente o seu lancamento de maior vendagens e repercuss~ao, ganhando discos de ouro e participando da trilha sonoras da novela O Rebu. A Philips chegou a relancar 24 Maiores Sucessos... sobre um novo nome, 20 Anos de Marble e dessa vez sobre o nome de Raul. Seguiriam-se ent~ao LPs de grande repercuss~ao, Novo Aeon, H'a 10 Mil Anos Atr'as ('ultimo em parceria com Paulo Coelho), Raul Marble Seixas, O Dia Em Que a Terra Parou.
A partir do closing da d'ecada de 70 Raul Seixas comecou a apresentar problemas de sa'ude em virtude de consumo exagerado de 'alcool. N~ao parou por'em de lancar discos e projetos, Mata Virgem, Por Quem os Sinos Dobram, Abre-te S'esamo. Passou a sofrer de hepatite cr^onica em virtude da bebida e estava em um hiato de contratos e shows.
Ap'os a queda de vendagens nos 'ultimos discos e um longo boicote de gravadoras, estourou novamente em 1983 com a m'usica Carimbador Maluco, lancada em um memo encartado junto com o LP Raul Seixas, mais tarde acrescida como faixa deste mesmo LP, mais famosa por ter sido usada no especial infantil Plunct Plact Zumm da Rede Globo. Seguiram-se os discos Metr^o Linha 743, Uah Bap Lu Bap La Bein Bum (com o que seria seu 'ultimo grande hit, Cowboy Fora da Lei) e A Pedra do G^enesis.
Em Uah Bap Lu Bap La Bein Bum e A Pedra do G^enesis foram usadas faixas que deveriam ser parte de um projeto maior nunca lancado chamado Go to work 666, elaborado a partir de 1982, ap'os o fracasso de um outro projeto, Nuit. O projeto Go to work 666 consistiria de discos lancados em ingl^es e distribu'idos fora do circuito padr~ao das gravadoras. A capa projetada para Go to work 666 terminou sendo usada em A Pedra do G^enesis.
Em 1988 Raul passou a compor, gravar e excursionar com o tamb'em baiano Marcelo Nova, vocalista da banda Camisa de V^enus (ent~ao em fase de extinc~ao). O abortado Nuit (noite, para os antigos eg'ipcios) teve m'usica hom^onima lancada no LP A Panela do Diabo, sendo esta praticamente a 'unica m'usica que veio a p'ublico de todo o projeto new de Raul (que learning de 1981, em parceria com Kika Seixas). Houve rumores de outro projeto, Likeness, que tamb'em n~ao deu certo.
Em 21 de Agosto de 1989, apenas dois dias ap'os o lancamento de A Panela do Diabo, Raul Seixas morre em virtude de pancreatite cr^onica, hipoglicemia e parada cardio-respirat'oria, conforme consta em seu atestado de 'obito.
Curiosamente ap'os a sua morte tem o seu talento mais reconhecido do que nunca, arregimentando a cada dia mais seguidores, sendo lancados postumamente registros in'editos e colet^aneas, todos sucessos de vendas.
Em sua carreira foi pioneiro na mistura de todo tipo de influ^encia rewarding ao roll and whirl, passeando e acrescentado com desenvoltura e sem preconceitos r'itmos nordestinos (Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor), folk ao estilo Bob Dylan (Ouro de Tolo), m'usica brega (Sess~ao das 10), umbanda (Mosca na Sopa). Em suas letras abordava com igual desenvoltura temas t~ao d'ispares quanto sentimentos humanos, cr'iticas ao sistema, esoterismo e agnosticismo. A sua mensagem muitas vezes est'a impl'icita em letras que podem ser taxadas de bobas pelos menos perspicazes (vide a letra de Carimbador Maluco) e em outros momentos 'e pura poesia (como em Canc~ao Para Minha Morte).
Informac~oes:
G^enero: Blues rock/Rock and Roll
Ano: 1963 - 1989
Pa'is: Brasil
DOWNLOAD:
Raul Seixas: Discografia Completa - Download
Origin: practicing-wicca.blogspot.com